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sábado, 29 de janeiro de 2011

A apostila

Boa noite!

Devo dizer que ficaram lindas e já li a primeira aula da primeira apostila. Estou "buscando conhecimento". ET Bilu ficaria feliz se soubesse! rsrsrs.

Bom, falei sobre a estrutura preliminar da apostila o ano passado, mas não expliquei. Houve modificações também, então vou explicar minha lógica p/ a sua "elaboração".

Mas antes, cabe dizer que não fiz uma busca aprofundada de cada tema... Foi uma busca no "google acadêmico", currículos lattes de algumas pessoas que sei que pesquisam os temas, disciplinas da FSP, sites como CGAN, do MS, do MDS, WHO, CONSEA, Pólis, entre outros, e, em raros casos, Pubmed (mais para a questão a obesidade e promoção da alimentação saudável).... E isso já foi muita coisa!

Dividi os textos em "duas" grandes apostilas (entre aspas, porque cada uma está subdividida, senão ficariam imensas): "SAN e DHAA" e "Nutrição e Saúde Pública", sendo que lerei primeiro a de SAN, a qual está subdivida em "Conceitos", "Fome e Desnutrição", "Determinantes da In(Segurança) Alimentar" e "Construção do DHAA e da Política de SAN".
A segunda apostila está subdivida em: "Introdução", "Epidemiologia Nutricional" e "Políticas, Programas e Intervenções em Alimentação e Nutrição"(nome copiadíssimo de uma disciplina de pós da facul...mas juro que não foi proposital :-p), sendo que essa última tem os seguintes capítulos: PNAN, PNSAN, Fome Zero, PNAE, PAT, "Complementação Alimentar", SISVAN, "Nutrição e Atenção Básica", "Promoção à Alimentação Saudável" e "Combate à Obesidade". 

A ideia de fazer uma apostila de SAN e DHAA é que é nesses conceitos que devem ser baseadas as políticas de nutrição (e isso liga as duas apostilas). Então, apesar de já ter feito uma optativa de SAN, não pude me dedicar tanto a ponto de ler muitos textos sobre o assunto (além das obrigatórias, fazia duas optativas... já disse que tenho mania de querer fazer tudo ao mesmo tempo?) e existem textos excelentes que são básicos para entender a SAN e o DHAA. Por isso, o capítulo de conceitos.

O capítulo seguinte é o de Fome e Desnutrição, o contrário mais extremo da SAN e da garantia do DHAA e, apesar de terem diminuído consideravelmente nos últimos anos, ainda estão presentes e precisam ser combatidas. Além disso, várias políticas e programas atuais têm como meta extinguir a pobreza e a fome, então achei relevante deixar um capítulo só  sobre isso.

O próximo é o capítulo de " Determinantes da (In)Segurança Alimentar". Aqui, na verdade, não vou ler sobre todos os determinantes, mas alguns publicados recentemente sobre renda, publicidade de alimentos e uns mais gerais. Ou seja, é um capítulo para eu colocar a leitura em dia, até porque o semestre passado o que mais li foram artigos sobre os determinantes alimentares (se quiserem referências, tenho várias aqui).

O capítulo de Construção do DHAA e a Política de SAN fecha a apostila, visto que os elementos anteriores foram fundamentais para entender o porquê da necessidade de construção de uma política de SAN e também quero conhecer melhor como foi esse processo de construção, como se deu a participação da sociedade e o como tem sido realizada a cobrança da realização da política e da garantia do direito à alimentação.
 
Dei o nome de "Nutrição e Saúde Pública" para a segunda apostila, porque não achei nome melhor que unisse os capítulos :-p. Sei que SAN também é saúde pública.
Nessa apostila o capítulo de "Introdução" surgiu em função da recente edição da Ciência & Saúde Coletiva  que trata do papel da Nutrição na saúde da população e tem diversos artigos que falam da atuação d@ nutricionista em saúde pública. Aliás a edição está ótima! Recomendo: http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/materia/?origem=1&matid=23854 

O capítulo de Epidemiologia Nutricional contém publicações sobre a história da alimentação no país e no mundo, sobre a transição nutricional, com a alta prevalência de obesidade e paradoxalmente, da ainda existente desnutrição, além de artigos sobre o perfil da população, o consumo de FLV (frutas, verduras e legumes) e seus fatores associados.

O último capítulo "Políticas, Programas e Intervenções em Alimentação e Nutrição" é o maior. Temos pouquíssimas aulas sobre o assunto (apesar de ainda ser mais do que na maioria das universidades), o que é muito ruim para a formação d@ nutricionista, @ qual termina a faculdade sem conhecer as políticas, os programas e intervenções existentes em seu país, implicando na pequena atuação nessa área que é tão importante. Há diversas explicações para isso, mas em outro momento volto ao assunto.

Voltando à apostila, esse capítulo é para eu entender melhor as principais políticas e programas de nutrição e alimentação, então tem diversas publicações de análises realizadas por pesquisadores relacionados ou não ao governo. Somente o subcapítulo (não sei se pode falar assim..) de Combate à Obesidade que só tem dois artigo e uma apresentação de pesquisadores brasileir@s, sendo o restante exemplos de ações de enfrentamento e prevenção à obesidade em outros países. Além disso, conta com artigos de revisão da história das políticas, sobre a participação da sociedade na construção, entre outros.
O capítulo foi colocado por último, visto que todos os capítulos anteriores e a apostila 1 ajudam a verificar se as políticas/programas/ações contemplam o perfil atual da população, dentro de uma abordagem da SAN e do DHAA.

Quem sabe isso me ajude a decidir o que fazer da vida... Quando acabar essas apostilas, tentarei entender melhor a Promoção da Saúde, pois sei que existem críticas importantes e sei muito pouco sobre elas.

Compartilho os textos com vocês num post separado, porque esse está travando. ¬¬


Só para constar, essa semana foi MUITO melhor do que a anterior. As coisas deram certo!.. Conseguimos falar com várias pessoas, recebemos mais confirmações e doações de lugares bem legais! (Instituto Alana, por exemplo!) :-D. Além disso, vi as duas mascotinhas lindas da sala e as respectivas mamães pervinhas! :-D (nossa sala é um pouco fértil...=p)

Amanhã o CA tem ativo.... Sim, num domingo! Às 9:30h.... É no ativo que planejamos as atividades do primeiro semestre e quais as metas da entidade para esse período. É uma reunião bastante longa e cansativa, mas também divertida (porque as pessoas do CA são legais e loucas - estou incluída nisso.. :-p) e rende conversas bastante produtivas sobre os temas que pretendemos desenvolver nas primeiras atividades do ano.

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